segunda-feira, 19 de abril de 2010

Café da manhã: ele é importante para o seu filho



Seu filho não toma café da manhã todos os dias? Fique atenta. Estudos têm mostrado que o hábito de não fazer essa refeição aumenta o risco de a criança ter sobrepeso, uma vez que, ao pular o café, ela exagera na seguinte, consumindo também mais calorias e gorduras.
Uma pesquisa realizada no site CRESCER constatou que 71% das crianças não se alimentam antes de ir para a escola. Já um estudo australiano mostrou que 42% das crianças saem de casa um ou mais dias com o estômago vazio. Segundo Celso Cukier, nutrólogo do Hospital Albert Einstein (SP), os estoques de glicose no organismo começam a reduzir a partir de três horas de jejum. Assim, depois de uma noite de sono, é provável que seu filho tenha ficado em média 8 horas sem se alimentar. “Com a atividade física na escola, e a falta de comida, há risco de a criança ter hipoglicemia [baixo nível de glicose no sangue]. Tontura, náusea e até desmaios podem aparecer”, diz. Além disso, a criança pode ter alteração no humor e dificuldade para se concentrar.
Mãos à obra
Se o seu filho não tem costume de se alimentar pela manhã, é hora de mudar esse hábito. “Em primeiro lugar, explique para a criança por que essa refeição é fundamental. Além disso, os pais precisam insistir, de forma amigável, para que o filho coma alguma coisa”, afirma Celso.
Você pode oferecer um leite com achocolatado ou batê-lo com uma fruta de que ele mais gosta. É importante também incluir um cardoidrato nessa refeição. Lembre-se que você é o exemplo: as escolhas e os hábitos da criança dependem muito do que elas vêm os pais fazer e comer.
Está faltando tempo pela manhã? Uma dica é deixar a mesa do café preparada na noite anterior e pedir ajuda do seu filho. Faça com que esse momento seja um encontro saudável da família e sem pressa. Comer correndo desestimula. Para ajudar você, confira abaixo nossas dicas para a primeira refeição do dia da criança:

Segunda-feira: leite com cerais e pão de fôrma com requeijão
Terça-feira: suco de laranja lima e pão de queijo
Quarta-feira: leite com chocolate e pão com queijo branco
Quinta-feira: leite batido com fruta e pão com requeijão
Sexta-feira: suco de frutas e biscoito de água e sal com requeijão

Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails