quarta-feira, 28 de abril de 2010

Lista para Faxina


Com o intuito de organizar melhor o trabalho das faxineiras e ou diaristas que iam à minha casa e muitas vezes nem me encontravam, resolvi fazer uma lista de afazeres. Tem lista para faxina, para diarista uma vez na semana e para duas vezes na semana.
Conversa vai, conversa vem, algumas amigas me pediram essas listas, achei a maior graça. Mas em fim... Mandei para cada uma delas e todas me agradeceram as sugestões. Bem, pensando em ajudar um número maior de pessoas resolvi postar essas listas no meu blog, espero que ajude.
Bom proveito e boas gargalhadas, pois tem cada coisa óbvia, mas a necessidade pede toda essa clareza.

Faxina

Cozinha
· limpar dentro e em cima dos armários, embaixo da pia, interfone, porta rolos, mesa do filtro, interruptores, janelas e desengordurar as paredes e o chão da cozinha;

Área de serviço
· limpar as paredes, prateleiras, janela e máquina de lavar;

Banheiro
· lavar todo o banheiro inclusive as paredes e janela;

Demais dependências
· limpar paredes, teias de aranha, janelas, portas, ventiladores ou ar condicionado, interruptores, luminárias, em cima e dentro dos armários e móveis (passando lustra móveis em tudo depois de limpo), o chão, aspirar o sofá e limpar cada CD e DVD (com pano úmido);

Diarista, uma vez na semana

Toda semana
· tirar poeira dos móveis, bibelôs e aparelhos eletrônicos, varrer e passar pano no chão,lavar o banheiro, inclusive o boxe, lavar e secar as lixeiras (cozinha e banheiros), trocar o pano de prato, as roupas de cama, as toalhas, passar a roupa e lavar a roupa, quando tiver roupa de mão;
· obs: não deixar acumular tarefas de uma semana para outra;

A cada 15 dias
· passar pano nas prateleiras da geladeira, limpar a máquina de lavar roupa, a geladeira por fora, inclusive em cima dela e trocar os panos da cozinha;


Uma vez por mês
· limpar as janelas e portas, os ventiladores e ou ar condicionado, o lustre, em cima dos armários, os armários da cozinha, os azulejos e as paredes da cozinha e as paredes da casa, onde estiverem sujas;

Diarista, 2 vezes na semana

Todos os dois dias
Tirar poeira dos móveis, bibelôs e aparelhos eletrônicos, varrer e passar pano no chão, lavar o banheiro, inclusive o boxe, lavar e secar as lixeiras (cozinha e banheiros) e trocar o pano de prato;

Uma vez na semana
Trocar a roupa de cama, as toalhas, passar e lavar toda a roupa;
OBS: não deixar acumular tarefas de uma semana para outra;

A cada 15 dias
· Passar pano nas prateleiras da geladeira, limpar a geladeira por fora, inclusive em cima dela, a máquina de lavar roupa e trocar o pano do fogão e do filtro;

Uma vez por mês
· Limpar os ventiladores e ou ar condicionado, em cima dos armários, os armários da cozinha, os azulejos e exaustor da cozinha, as paredes, onde estiverem sujas, escovar e passar um pano úmido no sofá;

A cada 3 meses
Limpar os DVD’s, os armários da cozinha por dentro, os lustres e atrás dos móveis;

21 comentários:

Nany disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Silvia Seliprande disse...

Eu faço faxina se precizar.

Silvia Seliprande disse...

Eu faço faxina se precizar.

Unknown disse...

Amiga compra a comida e manda ela fazer pra ela comer aí não ter problemas e nem gastar seu dinheiro é minha opinião

Liliene Oliveira disse...

Amiga compra a comida e manda ela fazer pra ela comer aí não ter problemas e nem gastar seu dinheiro é minha opinião

Mila disse...

Ja foi dito em reportagem na TV q diarista ñ tem direito a refeição, nós fornecemos porque somos humanas e sabemos das dificuldades delas, porem deve haver retorno por parte delas também q acham q tem direito a tudo mas ñ trabalham de forma satisfatória, faço isso ñ faço aquilo, tem muita gente precisando trabalhar, ñ serve muda de funcionária.

wcmcosta disse...

Adorei!!! Vou seguir, por que sempre fica alguma coisa sem fazer. Obrigada!

Dani Capeletti disse...

Também gostei bastante das dicas. Obrigada! :)

gabriela oliveira disse...

gente faço faxina em um apartamento(cobertura)toda segunda-feira,queria saber o que inclui no serviço de faxineira(nao tenho muita experiência)faço mas nao to por dentro de muita coisa.....e valores apartirr de qnto?
pq essa q eu to paga pouco

anônima disse...

Vocês deveriam ser mais humanos elas não tem esse direito não e o dinheiro de vocês que vão fazer dr vocês melhores que elas quando todos morerem todos vão FEDER pra deus não existe eu só o melhor só deus e o melhor tudo aqui e passageiro nada se leva mais tenham serteza todos vamos pagar por tudo pensem nisso viemos do po do pó valtamos

Ju Lopes disse...

Amei e vou colocar essas listas em prática aqui em casa.
Muito obrigada!

Cléa disse...

a faxina daqui é a cada quinze dias.Não estou satisfeita. R$150,00 com café da manhã e almoço. Chega às 8h e sai às 16h, deixando os pano de chão de molho no balde para eu lavar. Apto.2 quartos, 2 salas, 2 banheiros pequenos, cozinha e área de serviço pequenos.Tô me sentindo explorada, pois vou para a cozinha cosinhar para ela, que come muito.

Hérica Oliveira disse...

Olha eu não sou diarista! Vi nos comentarios que a mulherada só reclama! Credo! e pela comida e blá blá... Tá ruim faz vc mesmo, sai melhor e vc irá se orgulhar que foi vc quem fez! Tenho muitas amigas que tem diarista, se elas querem o serviço bem feito elas fica no pé e ainda ajuda! E tem algumas diaristas não lava louça e por lei não sao obrigadas a lavar, tem tb as que nem os panos de chão poem de molho, deixa lá no balde para vc lavar!
Quer melhor faça você mesmo!

adriana disse...

Olha meninas.Como a nossa amiga ali falou as diaristas nao tem obrigação de lavar a louça e o material fornecido por voces como balde,esfregao,pano de chao etc... E de vcs.elas sao pagas para fazer em um dia oq as domesticas fazem na semana! Oq custa dar uma esfregada no pano e jogar na maquina? Mais senao te agrada da uma conversada.com dialogo se resolve td.bjs.

juba disse...

Trabalhar com fome é o mas certo né, bando de miserável. De que mundo vcs são? Arrumem mesmo um robô ,bando de preguiça.😱😱😱

juba disse...

Isso mesmo, eu entro às 7 dá manhã e nao tenho horas pra sair, compro minha comida,a tamanha sujeira e desorganização é grande, tenho nojo, pois nem os cestos de lixo tirAm,ainda vem com história que a gente que presta esse serviço é folgado. A minha casa é mas limpa que dá minha patroa, rezo antes de ir. Pois onde a sujeira Deus não habita.

Unknown disse...

Tentem fazer num só dia tudo q vcs exigem q elas façam aí vcs vão ver q não é tão fácil quanto parece.Faxineira é um ser humano e não uma maquina.

Lucinete Dellaviagomes disse...

Tentem fazer num só dia tudo q vcs exigem q elas façam aí vcs vão ver q não é tão fácil quanto parece.Faxineira é um ser humano e não uma maquina.

Lucinete Dellaviagomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

È icrível tanta exploração, já aconteceu comigo por esquecimento não levar lanche, passei o dia todo com fome, agora levo minha marmita pra onde eu vou, apesar das patros que trabalho, são legais, o que fico indignada, com a falta de organização, das pessoas, vou em duas casas 2 vezes por semana, uma, tem conciencia, eru limpo tudo porem n~´ao mexo com roupas, entro as 8am ás 17 hs em ponto, a outra, complicado quando chego tem louças espalhadas, nem sei por onde começar....por mais rápida que sejamos jamais daremos conta de tanto serviço...Vou aproveitar essa lista imprimir entregar para a patroa, afinal tem pessoas que só dão valor, depoius q perdem. eu já deixei avisado, se não mudarem seus hábitos náo contnuarei, chego em minha casa morta de cansada.

michele siqueira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails