sexta-feira, 14 de maio de 2010

Maus hábitos podem acrescentar 12 anos a mais na sua aparência

Uma pesquisa feita com 5000 ingleses por 20 anos chegou a conclusão que fumar, beber muito, inatividade e uma dieta ruim, podem acrescentar 12 anos a mais na sua aparência.

Um fato que eu achei muito grave, foi que 314 pessoas que participaram deste estudo e praticavam estes maus hábitos, 29% deles morreram durante a realização desta pesquisa.

É lógico que todos sabem que estes hábitos não são bons para a saúde, mas ver um número tão alto de pessoas morrerem por não cuidar da sua saúde é assustador, isso sem falar no alto custo que estas pessoas trazem a sociedade, mas isto é outro assunto.

Mas dentro deste quadro de maus hábitos, veja o que os pesquisadores consideraram como um comportamento de risco: 
  • Fumar.
  • Para os homens, beber mais do que 3 bebidas alcoólicas por dia, para as mulheres 2.
  • Fazer menos do que 2 horas de exercícios por semana.
  • Comer menos do que 3 porções de frutas e verduras (combinados) por dia.

Eu sei que as vezes as pessoas podem pensar que este último item é meio difícil de atingir, mas segundo Elisabeth Kvaavik, a pesquisadora chefe deste estudo, se você comer uma cenoura, uma maçã e tomar um copo de suco de laranja, você já atingiu a sua meta diária, vale destacar que no Brasil a porção recomendada é entre 7 a 10 porções diárias, segundo a pirâmide alimentar.

Eu já senti, e ainda sinto porém em uma intensidade muito menor, os problemas causados pelos meus maus hábitos. Dor nas costas, joelhos e pé inchado, foram os sinais que me fizeram acordar para a realidade. E eu não estou falando de uma dorzinha qualquer, eram dores tão fortes que certos dias me impediam de andar, descer escadas e até para levantar da cama eu tinha muitas dificuldades.

Para os incrédulos ou que acham que 29% é um número muito baixo de mortalidade, sabe quanto foi a taxa de mortalidade para os participantes que não praticavam nenhum destes maus hábitos? 9%, isso mesmo, 9%.

  
June Stevens que é um pesquisador da “University of North Carolina” disse que estes resultados vão de acordo com outras pesquisas feitas sobre hábitos saudáveis e longevidade.

  
Segundo Stevens, isto não quer dizer que, quem tem bons hábitos vai viver mais de quem não tem, mas aumenta as suas chances. Se tratando da minha vida, eu prefiro que estas chances estejam mais do lado de viver a mais, do que ao contrário.
Fonte: Yahoo Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails