sábado, 15 de maio de 2010

Mitos sobre a Ração Humana

A ração humana está na moda, na mídia, caiu no agrado popular... “Quase um milagre nutricional”.

A tal mistura se diz capaz de regularizar o intestino, melhorar a disposição, combater a flacidez, prevenir os sintomas desagradáveis da menopausa, prevenir o aparecimento de doenças do coração e do câncer, além de inibir a absorção de gorduras, reduzir o colesterol e, ainda por cima, emagrecer... Será?

Infelizmente, todas essas alegações são equivocadas. A mistura apenas consegue melhorar o ritmo intestinal devido às fibras em sua composição.

Entretanto, se quisermos que o nosso intestino funcione bem, podemos alcançar “os tais benefícios da ração humana” de uma forma mais adequada: aumentando as pequenas porções de fibras em cada refeição, ou, simplesmente comendo um cereal matinal.

Além disso, sempre que ingerimos mais fibras, precisamos contar com uma adequada hidratação, ou as fibras poderão agravar a constipação intestinal.

A prevenção de doenças requer muito mais do que uma ou várias colheres de sopa de ração humana por dia. Talvez seja essa, a nossa maior ressalva à repercussão causada por práticas alimentares simplistas, como o uso dessa mistura, ou até mesmo da linhaça, que passam às pessoas a falsa idéia de que estes alimentos sozinhos são capazes de garantir saúde e emagrecer.

Esta “falsa promessa” e outros tantos “falsos milagres” impedem que as pessoas se empenhem em assumir comportamentos alimentares adequados, esses sim, são sabidamente eficazes na prevenção de doenças e na preservação da saúde e do peso ideal, apesar de mais difícil de serem implementados e seguidos.
 
fonte: UOL blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails