quarta-feira, 26 de maio de 2010

Professores estão mais propensos a desenvolver varizes

Postura profissional é o principal fator que prejudica o sistema circulatório.

É cada vez mais comum o surgimento de varizes em decorrência de stress, má alimentação e sedentarismo. Os outros fatores que propiciam o desenvolvimento desta doença são hereditariedade, idade (é mais comum após os 40 anos), sexo (é mais comum em mulheres), gravidez, fumo, alterações hormonais, uso de estrógenos (pílulas anticoncepcionais e hormônios de reposição), exercícios físicos com cargas em excesso e profissões em que as pessoas ficam muito tempo em uma mesma posição.

Dentre os profissionais, os professores são um dos que estão mais propensos ao aparecimento de varizes. Isso acontece pois permanecer muito tempo na mesma posição prejudica o fluxo sangüíneo. As veias das pernas levam o sangue no sentido dos pés para o coração, ou seja, de baixo para cima. Esse sentido da circulação é o oposto da força da gravidade, o que dificulta o retorno do sangue.

Além disso, para que o fluxo venoso vença a força da gravidade e prossiga em sua trajetória normal, é necessária a contração muscular, além de uma respiração correta, que consiste na pressão abdominal negativa, isto é, uma expiração total.

O pé também é um fator preponderante na circulação. "Na planta do pé há um tecido semelhante a uma esponja, que é comprimido ao caminharmos. Neste processo acontece um movimento de flexão e extensão que auxilia a volta do sangue ao coração", esclarece Dr. José João Lopes, angiologista e cirurgião vascular.

Há várias recomendações para prevenir o desenvolvimento de problemas circulatórios para os professores. Porém, o mais indicado é procurar um especialista e diagnosticar qual é o melhor tratamento.

"É possível reduzir a possibilidade de desenvolver varizes tendo uma vida saudável. Em todas as idades, é imprescindível praticar exercícios físicos e manter uma dieta balanceada, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e fumo e procurar um especialista logo que notar os primeiros sintomas", finaliza o angiologista.

Fonte: Revista Ao Mestre Com Carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails